Sobre...

O aquecedor solar para piscina é um sistema com basicamente 3 componentes principais: um controlador digital de temperatura, os coletores solar e uma motobomba de piscina. Eles funcionam em conjunto e cada um com tem uma função: o controlador tem a função de coordenar os ciclos de acionamento do sistema para atender o diferencial de temperatura detectado. Os coletores solar são responsáveis pelo aquecimento da água da piscina através do calor e radiação solar. A motobomba, por fim, tem a função de levar a água da piscina até os coletores e trazer a água dos coletores até a piscina. Você pode ver como eles funcionam juntos abaixo.

Como funciona o aquecedor solar para piscina?

1.

Na casa de máquinas da sua piscina é instalada uma motobomba de água. Esta bomba é acionada fazendo com que a água da piscina vá até os coletores, que normalmente ficam no telhado.

2.

Para isso, duas tubulações são feitas da casa de máquinas até o local de instalação dos coletores solar. Uma funciona como ida, e outra como retorno água que será aquecida.

3.

Quando chega nos coletores solar, a água é aquecida pelo sol, podendo atingir de 29 – 32°C dependendo da região e da incidência de sol. Então a bomba aciona novamente, fazendo uma recirculação da água, assim, a água quente retorna para a piscina.

4.

O ajuste da temperatura (entre 29 e 32°C em média) pode ser feito por um controlador digital. Básicamente, esse controlador coordena o processo de recirculação da água.

5.

O processo se repete durante um certo período até que toda a água da piscina seja aquecida. Depois disso, o sistema aciona somente para manter a temperatura eventualmente. Para conservar melhor a temperatura, faça a utilização de uma capa térmica de piscina, nos períodos sem uso da piscina.

Imagens fornecidas por: Soria Solar

Diferenciais

  • Com aquecedor solar para piscina, o reservatório térmico é a própria piscina. Não há necessidade de um boiler como acontece no aquecimento solar para banho.
  • Os coletores de piscina são feitos de um material chamado polipropileno, que é totalmente atóxico, certificado pelo INMETRO, e que garante o aquecimento eficiente e econômico da piscina.
  • O sistema, depois de instalado, pode ser facilmente operado pelo usuário.

Vantagens

0 anos
Alta durabilidade
  • Seus gastos com energia elétrica praticamente são zero. Isso pois os únicos produtos que consomem a energia são a bomba e o controlador digital. Assim, comparado ao sistema de aquecimento por gás ou por troca de calor, o aquecedor solar para piscina é a opção mais econômica.
  • Possui uma ótima durabilidade, qualidade e eficiência. Os produtos são certificados pelo INMETRO.
  • Por ser feito de um material de ótima qualidade, o aquecedor solar para piscina vai requerir pouca manutenção, o que torna seus gastos ainda mais reduzidos.

Valorização do Imóvel

Melhor aproveitamento da Piscina

Pouca Manutenção

Faça um Orçamento

Conte-nos sobre seus projetos para aquecer sua piscina! Será um prazer ajudar você a executá-los.

Perguntas Frequentes

Não. O aquecedor solar somente consegue trabalhar em dias de sol. No inverno, ou nos dias sem sol, ele não poderá oferecer muito aproveitamento. Caso você pretenda utilizar a piscina no frio, precisará de um sistema de apoio.

A temperatura média é de 27°-28° podendo atingir até 32° dependendo da incidência dos raios e utilizando-se a capa térmica para evitar perdas bruscas de temperatura.

Quase. Em geral, o sistema garante uma ótima perfomance durante 8 a 9 meses do ano.

Sem dúvidas. Os gastos para se aquecer uma piscina por meio de aquecedor a gás ou por trocador de calor são muito elevados. O aquecedor solar de piscina vai trazer uma grande economia para você com uma alta durabilidade de até 15 anos, boa performance no aquecimento da água, além de possuir baixa manutenção.